- -5%

A úlcera péptica ou dispepsia é uma das doenças globais que causa mortalidade em todo o mundo, tocando a vida de milhões de pessoas.
Durante muitos anos acreditou-se que o excesso de ácido provocava a úlcera péptica.
Esta concepção errada foi subitamente iluminada devido à descoberta da bactéria Helicobacter pylori que desempenha um grande papel na causa da doença da úlcera péptica.
Para tratar a úlcera péptica são utilizados produtos naturais e drogas sintéticas modernas mas, ainda não foi descoberta uma cura completa e a exploração de novos medicamentos antiulcerosos continua a ser um campo de investigação activa.
Nesta investigação, foram maceradas folhas de Tapinanthus dodoneifolius.
As fracções obtidas foram sujeitas a rastreio fitoquímico, actividade antioxidante usando DPPH e actividade antiulcerígena usando um método in vivo em pequenos animais.
Foram discutidas as causas, sintomas e tratamento da doença da úlcera péptica.
O estudo foi uma contribuição para a avaliação de possíveis substâncias antioxidantes e antiulcerosas e deve ser útil para Biólogos, Bioquímicos, Químicos, Profissionais de Saúde e outros profissionais de Medicina.
Ahmed A.
Baso, PGDE; M.Sc.: Estudou Química Orgânica na Universidade de Bayero, Kano.
Foi um antigo H.O.D.
Chemistry na G.S.C.
Garko.
Também serviu como H.O.D.
Chemistry/ Vice Principal Academics na Dawakin Tofa Science College.
Actualmente é Professor na Kano University of Science and Technology (KUST), Wudil .
Fiche technique