Notre boutique utilise des cookies pour améliorer l'expérience utilisateur et nous vous recommandons d'accepter leur utilisation pour profiter pleinement de votre navigation.
J'accepte

Notre boutique utilise des cookies pour améliorer l'expérience utilisateur et nous vous recommandons d'accepter leur utilisation pour profiter pleinement de votre navigation.
O uso de adições minerais, tem sido adotado para melhorar algumas das características, tais como redução de calor de hidratação, melhoria da trabalhabilidade, aumento da resistência à compressão, aumento da durabilidade em meios agressivos.
A reação álcali-agregado é um processo químico que ocorre em concreto formando um gel higroscópico expansivo.
Este trabalho teve como objetivo avaliar a mitigação da reação álcali-agregado em concreto mediante o emprego de resíduos da cerâmica vermelha e metacaulim.
Foram analisadas as características físicas, químicas, mineralógicas do RCV e do MK, e determinou-se o índice da atividade pozolânica tendo sido superior a 90%.
O agregado utilizado foi classificado como potencialmente reativo por meio de análise de petrografia e do método acelerado de barras de argamassa.
A avaliação foi feita em curas: água em 48h e 28 dias, submetidos à solução saturada em Ca(OH)2; e em 28 dias de imersão em solução de NaOH.
As pozolanas isoladas e combinadas foram empregues em teores de substituição de cimento em 20% e 30%.
Os resultados mostraram uma melhoria na resistência à compressão, absorção capilar de água e mitigação da RAA em relação a referência.
Cachepa Moisés Mário : Delegação de Manica-Docente e responsável da Repartição de Infraestruturas da UP – Delegação de Manica.
2017-Mestrado em Engenharia Civil-Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Brasil.
Attention : dernières pièces disponibles !
Date de disponibilité: