- -5%

Este estudo foi realizado na região de Teboulba com o objectivo de avaliar a qualidade genotóxica da água de 5 poços utilizados para irrigação.
Esta avaliação também dizia respeito aos solos irrigados por estas águas através dos seus lixiviados.
As análises físico-químicas revelaram águas básicas com uma salinidade elevada a excessiva (3,60 - 7,2 dS/m) dominadas por Na+ e Cl- e uma superação do conteúdo de Cd, Cr, Fe, Ni e Pb da norma NT19-04.
A aplicação do Teste de Vicia-micronucleus não resultou numa alteração significativa dos parâmetros de crescimento e integridade da membrana.
No entanto, notou-se uma notável deterioração do genoma celular através de uma diminuição significativa da divisão celular e um aparecimento de células micronucleadas.
Os mesmos efeitos foram também observados nos lixiviados dos solos irrigados por água de poços.
Estes lixiviados têm uma salinidade baixa (0,21-1,82 dS/m).
Os diferentes tratamentos utilizados resultaram em várias aberrações na estrutura e número cromossómico.
Foram também observadas outras anomalias, incluindo a poliploidia, células micronucleadas divididas e aberrações nucleares.
Dalila Souguir, Investigadora do Institut National de Recherches en Génie Rural, Eaux et Forêts-Tunisie e membro do laboratório "Valorisation des Eaux Non-Conventionnelles".
Ela está interessada nos efeitos da irrigação de água salgada/água residual tratada sobre a planta, o solo e o lençol freático.
Fiche technique