- -5%

A aquisição de areia natural para construção e eliminação de subprodutos industriais está a tornar-se pouco atractiva a nível mundial devido aos seus impactos económicos e ambientais negativos associados.
A opção de reutilização de areia de fundição (WFS) como agregado fino em betão oferece benefícios tanto para a construção como para os sectores industriais.
Este livro revela, portanto, como a reutilização de WFS como agregado fino de substituição pode ser alcançada na produção de blocos de pavimentação em betão que cumprem a norma de qualidade especificada na norma BS EN 1338:2003 e na norma ASTM 1988.
Contém uma avaliação das propriedades físicas e químicas do WFS Verde e Quimicamente Ligado e os seus efeitos como substituição parcial de agregados finos nas propriedades do betão, tais como resistência à compressão, resistência à tracção e absorção de água.
Com base nos resultados detalhados no livro, recomenda-se a reutilização de areia de fundição verde ou quimicamente ligada como agregado fino para betão de alta resistência, tal como a fabricação de blocos de pavimentação de betão, nas proporções indicadas.
O livro deve oferecer mais informações aos intervenientes da indústria da construção e da organização de protecção ambiental, de modo a alcançar os benefícios declarados.
Esther tem um MSc.
Engenharia Sanitária da UNESCO - IHE Delft, Msc.
Engenharia e gestão da construção da PAUISTI e de uma Bsc.
Engenharia Civil de JKUAT.
Anteriormente trabalhou como engenheira licenciada em estruturas e materiais.
Actualmente a dar aulas no DeKUT, Quénia.
Fiche technique