- -5%
- Nouveau

A maioria da população queniana reside nas zonas rurais e caracteriza-se por baixos rendimentos e insegurança alimentar que conduzem a elevados níveis de pobreza.
A produção de aves de capoeira e em particular a produção indígena de frangos (IC) desempenham um papel significativo na vida económica e social destas famílias pobres em recursos, contribuindo para uma fonte barata de proteínas animais e rendimentos monetários.
Os frangos indígenas estão presentes sempre que há assentamentos humanos e a sua força económica reside no seu baixo custo de produção, que é uma característica dos agregados familiares rurais pobres em recursos.
Dois dos principais desafios que os criadores de galinhas poedeiras enfrentam são: o elevado custo da energia eléctrica utilizada para a iluminação/aquecimento dos aviários, o aquecimento das incubadoras e o custo do fornecimento de água suficiente para a exploração avícola.
Ao fornecer uma fonte alternativa de electricidade mais barata para os criadores, estes custos inerentes serão eliminados ou reduzidos, aumentando assim os lucros e aumentando o crescimento.
Esta investigação propõe a concepção de um sistema híbrido de produção de electricidade solar e eólica para complementar ou substituir a energia eléctrica da rede nacional de uma exploração avícola.
John Thoya Maitha é engenheiro mecânico e está actualmente a estudar para um Mestrado em Engenharia de Energia Sustentável, principalmente em energia solar, eólica, geotérmica e Biomassa.
Trabalhou numa série de projectos de energia verde e apresentou trabalhos em várias conferências.
Fiche technique