- -5%
- Nouveau

O livro é um resultado expositivo de uma pesquisa realizada sobre um aquecedor de água solar cilíndrico de fabrico local invulgar.
O objectivo é conceber, fabricar e avaliar as performances do aquecedor.
O aquecedor foi feito de material cilíndrico de policarbonato (plástico) como material vidrado e um tubo espiral de cobre pintado de preto como absorvedor.
No desenho, as extremidades do plástico cilíndrico foram seladas com material de policarbonato circular transparente, a fim de aumentar a máxima radiação solar possível que atingirá o tubo espiral de cobre pintado de preto.
A escolha do material plástico como material de revestimento é para reduzir o custo do aquecimento solar de água e torná-lo um verdadeiro aparelho para aquecer água.A singularidade do aquecedor inclui, fácil fabrico, sem necessidade de rastreio e portabilidade.
Também requer complexidades operacionais e de manutenção reduzidas.
E porque o aquecedor é suposto gerar água quente em todas as condições climatéricas, foi utilizada a mais baixa média de insolação mensal no projecto.
Na análise do desempenho do aquecedor, a energia útil absorvida pelo tubo de cobre e o comprimento do tubo de cobre foram estimados em 618,51W/m2 e 18,26m, respectivamente.
Benjamin Onyebuchi Udoye, B.Eng.
em Engenharia Química e um Master of Engineering, M.Eng.
em Engenharia Mecânica/Produção.
Tem mais de uma década de experiência de trabalho no sector privado, numa indústria cervejeira na Nigéria.
Actualmente é docente sénior no Politécnico Federal Oko, Nigéria.
Fiche technique