- -5%
- Nouveau

O AVC constitui um verdadeiro problema de saúde pública, dada a sua morbilidade e mortalidade, o seu custo e as suas consequências físicas, psicológicas e sociais.
Nesta perspectiva, foi realizado um estudo qualitativo descritivo sobre uma amostra de 43 pacientes que consultaram a clínica de dia (clínica de dia Ihchach - Centro Hospitalar Regional Souss Massa); foi realizado durante o período de 11/10/2017 a 28/11/2017.Os dados foram recolhidos através da exploração da escala de medição Duncan et Al QOL: Stroke Impact Scale versão 3.0, cujas qualidades métricas foram comprovadas e validadas.Os resultados mostraram uma qualidade de vida globalmente baixa, especificamente nos domínios da mobilidade, memória, emoção, actividades diárias e integração social e familiar.A qualidade de vida é um conceito multidimensional que incorpora não só a saúde física, mas também aspectos emocionais e sociais da doença, o que contribui para uma melhor compreensão das necessidades reais dos pacientes em termos de cuidados de enfermagem de qualidade.
Dr Kharbach AhmedLicenciatura em Enfermagem Mestrado em Enfermagem e Pedagogia em Tecnologia da SaúdeDoutoramento em Epidemiologia Clínica e Ciências Médico-Cirúrgicas Professor permanente no Institut Supérieur des Professions Infirmières et Techniques de Santé de Agadir, MARROCOS
Fiche technique